quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Polícia Militar Desenvolve Ações Direcionadas à Redução de Homicídio em Barra de São Francisco

O 11º BPM, localizado em Barra de São Francisco-ES, deflagrou, na data de 20 de junho de 2012, ações recorrentes, no sentido de identificar, localizar e prender acusados de homicídios que vêm ocorrendo na área do Município. Boa parte das mortes, segundo o que se evidencia, é fruto de desentendimentos entre membros de duas famílias, acusados de vários crimes, na região.
No dia 20 de junho, um veículo Gol que conduzia integrantes da família Maroto foi atacado por vários homens, empunhando armas de grosso calibre. Naquela oportunidade, Carla A. Sarria Dias Ferreira, esposa de Antônio Maroto, foi morta, atingida por vários disparos e Antônio Maroto e seu entiado, o menor João Vítor Sarria Dias, foram gravemente baleados, mas sobreviveram aos disparos. O fato ocorreu próximo à sede do município e no mesmo instante, no Distrito de Vila Paulista, Moisés Avelino Arcanjo foi morto a tiros, cujos principais suspeitos, tratam-se de membros da família Maroto. Desde então, a Polícia Militar vem atuando no sentido de evitar que mais mortes ocorram. Na mesma data, Policiais do Grupo de Apoio Operacional do 11º BPM prenderam um dos acusados de participação no atentado contra a família Maroto, Mário Sérgio da Cruz Kaiser e, poucos dias depois, também detiveram Fabiano Arcanjo e José Avelino Arcanjo, vulgo Zezão.

Na tentativa de evitarem as prisões, em face de Mandados de Prisão, em seu desfavor, alguns envolvidos nos crimes evadiram-se da região. Desde então, o Serviço de Inteligência da Polícia Militar realizou constantes atividades operacionais, culminando, por fim, com as prisões de Antônio Maroto, Reginaldo Maroto e Cleomar Borges Machado, vulgo “Neguinho”, ocorridas na data de 12/11/2012, em Guarapari-ES.
Na noite do dia 10/12/2012, outro acusado, Aguinaldo Maroto, foi preso em uma propriedade rural, no Distrito de Vila Paulista, em Barra de São Francisco, cuja operação foi realizada por Policiais Militares do 11º BPM. Com ele, foram presos dois outros homens que se achavam armados com um revólver e, segundo confessaram, trata-se da mesma arma que vitimou Moisés Avelino Arcanjo.

Dentre o conjunto de ações desenvolvidas, com intuito de localizar e prender pessoas armadas e potenciais criminosos, o Comandante do 11º BPM, Ten Cel Nathanael Fagundes, determinou Ações Policiais na Zona Rural do Município de Barra de São Francisco. Assim, desde então, o Grupo de Apoio Operacional (GAO) do 11º BPM, bem como Policiais do Policiamento Rural têm realizado buscas e abordagens às pessoas e veículos, em horários e locais escolhidos de forma aleatória, mas, de conformidade com os levantamentos procedidos pelo Serviço de Inteligência do 11º BPM.
Essas ações culminaram com a prisão em flagrante de Silas da Cruz Martins, flagrado por Policiais Militares na posse de um revólver cal. .38 e trinta munições intactas, quando deslocava-se por estrada vicinal, na Zona Rural de Barra de São Francisco e com a prisão de Aguinaldo Maroto e outros dois homens armados, na noite  de anteontem (10/12).
Desde o início das ações policiais, dez suspeitos de participação em homicídios foram presos e muitos veículos irregulares, que circulavam pela Zona Rural, apreendidos. Segundo informou o Comandante do 11º BPM, Ten Cel Nathanael Fagundes, as ações no interior do Município e região continuarão, e o objetivo é surpreender pessoas armadas e envolvidas em atividades ilícitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui sua denúncia sem se identificar