segunda-feira, 16 de setembro de 2013

50 Anos do Fim da Guerra do Contestado entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo

Na manhã deste domingo (15) às 10 horas, foram comemorados os 50 anos do fim da guerra do Contestado na divisa de Minas Gerais, na cidade de Mantena, com o Espírito Santo, na cidade de Barra de São Francisco. Estiveram presentes, o Governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, o Governador do Espírito Santo, José Renato Casagrande, o Prefeito de Mantena, Dr. Wanderson Coelho, o Prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Henrique Pereira Sordine, o Comandante do CPON, Coronel Rubens Ricardo M. Barcellos, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar em Barra de São Francisco, Tenente Coronel Edmilson Batista Santos, dentre outras autoridades Civis e Militares.
Neste evento, aconteceu a inauguração do obelisco dos 50 anos do conflito do Contestado, localizado na divisa entre Mantena em Minas Gerais e Barra de São Francisco no Espírito Santo. Depois, as Autoridades e Convidados prosseguiram para um povoado localizado na divisa dos dois Estados, conhecido como Bananal, onde houve as trocas de Bandeiras entre os Governadores, as homenagens aos Militares que participaram do Contestado e a troca de mimo entre os Oficiais Comandantes de Regiões dos Estados.
Entre os Militares homenageados estava o Coronel reformado Orely Lyrio, que brilhantemente atuou no Contestado, lutando pelo Estado do Espírito Santo.
A revolta do Contestado foi um conflito do povoado entre o Estado do Espírito Santo e Minas Gerais, que só terminou quando o Supremo Tribunal Federal estabeleceu os limites entre os dois Estados. Foi assinado um tratado que estabeleceu a paz entre os dois governadores interessados: José de Magalhães Pinto (Minas Gerais) e Francisco Lacerda de Aguiar - (Espírito Santo), em 15 de setembro de 1963.

O motivo era a disputa por uma área rica em plantações de café, o Contestado, de cerca de 10 mil quilômetros quadrados, pouco maior do que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e localizada na divisa dos dois estados. A briga pelos limites teve seu epicentro em Mantena, na Região do Vale do Rio Doce, a 450 quilômetros da capital, e em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. As tropas de prontidão se estranharam, deixando marcas profundas em moradores e Militares, que nunca se esqueceram dos anos de tensão e das confusões administrativas.

fonte: http://www.pm.es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui sua denúncia sem se identificar