quinta-feira, 26 de setembro de 2013

11º BPM Realiza Formatura de 580 Alunos no PROERD em Barra de São Francisco

PROERD (Programa de Resistência às Drogas e à Violência) é um Programa que consiste em uma ação conjunta entre os Policias Militares, as Escolas e as Famílias, no sentido de prevenir o abuso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo habilidades para resisti-las.(fonte: http://www.proerdbrasil.com.br).
Na tarde desta quarta-feira (25/09/2013), foi realizada uma belíssima Formatura com um total de 580 (quinhentos e oitenta) alunos das turmas de 5º, 6º e 7º Ano das Escolas Municipais de Barra de São Francisco, que participaram e concluíram o PROERD, aplicado por Policiais Militares.
Neste 1º Período de 2013, o 11º BPM, contou com o trabalho de 05 (cinco) Policiais Militares Instrutores PROERD1º Tenente Sandro, 1º Sargento Eliseu, 3º Sargento De Jesus, Cabo Sodré e Cabo Costa, que atuaram brilhantemente.
O Programa começou a ser aplicado na Cidade de Barra de São Francisco no ano de 2006, pelo 1º Tenente Sandro, atingindo por período apenas uma Escola. Na atualidade, todas as Escolas Municipais da Cidade, já estão recebendo o Programa, além de várias Comunidades que também tem tido a oportunidade de conhecer o Programa voltado para Pais e Comunidade, fazendo com que o objetivo do PROERD seja alcançado.

A Formatura contou com a participação do Senhor Tenente Coronel Edmilson Batista Santos, Comandante do 11º BPM, com a Senhora Luciléia Fiorotti, Secretária Municipal de Educação, com o Sargento Wendel da PMMG, veterano no Programa, além, de diversos Oficiais e Praças do 11º BPM, e das Diretoras e Professoras das Escolas participantes, além, dos familiares e amigos dos alunos.

No final do Programa, os Alunos confeccionam uma redação individualmente sobre um determinado tema voltado para o PROERD, e durante a Solenidade, 03 (três) alunos de cada sala participante, foram homenageados por se destacarem com suas redações.
Foi realizado também, diversos sorteios, e todos os alunos concludentes receberam um Certificado de Conclusão do Programa.
O fechamento da Solenidade foi efetuado pelo Dare, Mascote do PROERD, alegrando e animando todos os presentes, principalmente as crianças.

Semana Nacional de Trânsito em Barra de São Francisco

A Semana Nacional de Trânsito (de 18 a 25 de setembro) foi instituída pelo Código de Trânsito Brasileiro em seu Art. 326, com o objetivo de criar um espaço, um momento de reflexão sobre o assunto (Trânsito) que hoje, ninguém nega, é motivo de preocupação para todos.
O Brasil ocupa a 5ª posição no ranking mundial em número de acidentes de trânsito, que é liderado pela Índia seguido pela China, Estados Unidos e Rússia.

Dentre as causas mais comuns de acidentes, e também a que mais provoca óbitos e mutilações, é justamente o álcool ao volante. No ano de 2012, o Estado do Espírito Santo aplicou cerca de R$ 10.500.000,00 (dez milhões e meio de reais) em campanhas educativas espalhadas pela mídia em geral tendo o objetivo de promover a reflexão dos usuários das vias e alertar para os perigos no trânsito, orientando os condutores para a prática de comportamentos seguros.

Participando desta dinâmica, o 11º BPM através do Tenente Paulo, Sargento De Jesus, Cabo Fabiano e Soldado Fernando, integrantes da Seção de Trânsito, ministraram palestras em Barra de São Francisco nas Escolas João XXIII, Governador Lindemberg e João Bastos, atingindo um publico estudantil estimado em 2.500 alunos.
O Comandante do 11º BPM, Tenente Coronel Edmilson, considerou muito importante a abordagem aos estudantes por se tratar de um público que está em fase de formação e que serão os motoristas de amanhã. Uma vez conscientizados, não serão portadores de vícios de procedimento e comportamentos como o de muitas pessoas que hoje são usuários das vias públicas e que são potencialmente causadores de acidente, por não se atentarem às questões que julgam sem valor mas que são decisivas para um trânsito mais seguro, já que dirigir é, por si só, uma atividade de risco.
O Comandante lembrou ainda que, a Semana Nacional de Trânsito acontece todos os anos no mesmo período, e é possível que as Escolas, os Setores Públicos, ou até mesmo, as Iniciativas Privadas, se programem antecipadamente para receberem a visita da Polícia Militar nessas abordagens.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Diversas Detenções e Apreensões são Realizadas no 11º BPM no Último Final de Semana

No último final de semana, os Militares do 11º Batalhão demonstraram em números a eficácia do trabalho que vem desempenhando na região.

Foram 18 (dezoito) pessoas detidas, por diversos crimes, dentre esses Porte Ilegal de Arma de Fogo, Tráfico de Entorpecentes, Furto e Lei Maria da Penha, além de Crimes no Trânsito. Foram apreendidos 07 (sete) carros por diversas irregularidades, 02 (duas) armas de fogo, 08 (oito) papelotes de "Cocaína", e 12 (doze) pedras de "Crack".

A população está satisfeita com o empenho da Polícia Militar do 11º BPM, pois, com a diminuição da criminalidade, a sensação de segurança aumentou significativamente em toda região de abrangência desse Batalhão.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Ações da Polícia Militar do 11º BPM na Semana Nacional do Trânsito

O Artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) institui a Semana Nacional do Trânsito, os dias compreendidos entre 18 a 25 de setembro.

Nesse período, em todo o Brasil, são realizadas diversas atividades repressivas e preventivas na busca pelo cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro, e em consequência a diminuição das infrações e delitos no trânsito que geram milhares de consequências drásticas, em muitas vezes irreversíveis.

O 11º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Espírito Santo está, mais uma vez, abraçando essa luta, e intensificando seus trabalhos relacionados a trânsito durante este período.

Com trabalhos repressivos, no período de 19 a 21 de setembro, foram realizadas diversas Blitz nas ruas de Barra de São Francisco, focalizando a busca por motoristas dirigindo embriagados, uns dos principais motivos geradores dos acidentes de trânsito no Brasil.

Já os trabalhos preventivos, começaram a ser realizados na manhã desta segunda-feira (20/09/2013) e se estenderão até quarta-feira (22/09/2013), através de Palestras nas Escolas Públicas, focalizando os alunos adolescentes, futuros motoristas.

Os Militares: Tenente Paulo, Sargento De Jesus, Cabo Fabiano, e Soldado Fernando, Militares capacitados e atuantes no Setor de Trânsito do 11º BPM, estarão durante esses três dias nas Escolas: João XXIII, João Bastos e Governador Lindemberg, em Barra de São Francisco, falando com um total de 2.500 (dois mil e quinhentos) alunos sobre os riscos do trânsito, as obrigações e precauções que um motorista deve ter, na busca por um trânsito com menos problemas em um futuro bem próximo.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

50 Anos do Fim da Guerra do Contestado entre os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo

Na manhã deste domingo (15) às 10 horas, foram comemorados os 50 anos do fim da guerra do Contestado na divisa de Minas Gerais, na cidade de Mantena, com o Espírito Santo, na cidade de Barra de São Francisco. Estiveram presentes, o Governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, o Governador do Espírito Santo, José Renato Casagrande, o Prefeito de Mantena, Dr. Wanderson Coelho, o Prefeito de Barra de São Francisco, Luciano Henrique Pereira Sordine, o Comandante do CPON, Coronel Rubens Ricardo M. Barcellos, o Comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar em Barra de São Francisco, Tenente Coronel Edmilson Batista Santos, dentre outras autoridades Civis e Militares.
Neste evento, aconteceu a inauguração do obelisco dos 50 anos do conflito do Contestado, localizado na divisa entre Mantena em Minas Gerais e Barra de São Francisco no Espírito Santo. Depois, as Autoridades e Convidados prosseguiram para um povoado localizado na divisa dos dois Estados, conhecido como Bananal, onde houve as trocas de Bandeiras entre os Governadores, as homenagens aos Militares que participaram do Contestado e a troca de mimo entre os Oficiais Comandantes de Regiões dos Estados.
Entre os Militares homenageados estava o Coronel reformado Orely Lyrio, que brilhantemente atuou no Contestado, lutando pelo Estado do Espírito Santo.
A revolta do Contestado foi um conflito do povoado entre o Estado do Espírito Santo e Minas Gerais, que só terminou quando o Supremo Tribunal Federal estabeleceu os limites entre os dois Estados. Foi assinado um tratado que estabeleceu a paz entre os dois governadores interessados: José de Magalhães Pinto (Minas Gerais) e Francisco Lacerda de Aguiar - (Espírito Santo), em 15 de setembro de 1963.

O motivo era a disputa por uma área rica em plantações de café, o Contestado, de cerca de 10 mil quilômetros quadrados, pouco maior do que a Região Metropolitana de Belo Horizonte, e localizada na divisa dos dois estados. A briga pelos limites teve seu epicentro em Mantena, na Região do Vale do Rio Doce, a 450 quilômetros da capital, e em Barra de São Francisco, no Noroeste do Espírito Santo. As tropas de prontidão se estranharam, deixando marcas profundas em moradores e Militares, que nunca se esqueceram dos anos de tensão e das confusões administrativas.

fonte: http://www.pm.es.gov.br

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Militares detém Traficantes no Bairro Colina

Na tarde de ontem (10/09/2013), Militares da Motopatrulha do 11º Batalhão, em preventivo pelo Bairro Colina, depararam-se com o indivíduo de nome V. M. L., 54 anos, conhecido pelos Policiais por ser usuário de drogas, e ao perceberem que o referido senhor saía de um local identificado como "Boca de Fumo", o abordaram e com ele, foi encontrado 14 (quatorze) pedras de "Crack".
Os Policiais deram voz de prisão à V. M. L. e o indagaram da origem dos entorpecentes, quando passou a relator que havia adquirido de 03 (três) pessoas, sendo que, 05 (cinco) pedras foram compradas de J. A. de O., 42 anos, e as outras 09 (nove) pedras foram adquiridas dos menores I. G. de O., 14 anos, e P. A. M. C., 14 anos.

Dando continuidade à Ocorrência, os Policiais realizaram buscas nas imediações da abordagem, localizando e detendo os 03 (três) acusados. Foi perguntado aos menores sobre a possível existência de mais entorpecentes, voluntariamente levaram os Militares até o local onde se encontrava mais 55 (cinquenta e cinco) pedras de "Crack", e ainda, relataram que, quem os abastecia era J. A. de O. (que já se encontrava detido) e, que eram auxiliados por A. da S. M., 19 anos, na execução das transações do Tráfico. 

Os Militares perguntaram ao usuário quem o indicou os pontos de vendas, sendo informados que se travava de R. D. P., 18 anos, e que era ela a responsável pela abordagem aos usuários e encaminhamentos aos locais de venda.

Os Policiais localizaram A. da S. M. e R. D. P., que também foram presas, e juntamente com as drogas apreendidas, e os demais detidos, foram encaminhadas à Delegacia de Polícia de Barra de São Francisco, onde permaneceram à disposição da Justiça.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

PROERD será Aplicado em mais 03 Escolas de Ecoporanga/ES - Reunião Pedagógica marca o início do Programa

Aconteceu na tarde de 10/09/2013 (terça-feira), no Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Ecoporanga, a Reunião Pedagógica para dar início ao PROERD em 03 (três) Escolas Municipais daquela localidade, sendo: Escola Dr. Bolívar de Abreu, Escola professora Benedita Monteiro, Escola José Francisco de Oliveira.
Estiveram presentes na reunião os Diretores, Pedagogos e Professores do 5º ano das referidas Escolas.  A reunião foi Presidida pelos Instrutores do PROERD2º TENENTE ALEKSANDER PESSOA, SOLDADO ILCIMAR CURTY DELOGO e SOLDADO EDER TOLEDO C. MOREIRA.

Participaram também da reunião as representantes da Secretaria Municipal de Educação, as Pedagogas ÂNGELA COSTA e LENILDA MACHADO.


O Currículo a ser aplicado será o do 5º Ano do Ensino Fundamental.


Todos estavam muito alegres e empolgados com o acontecimento, pois a muito tempo a Comunidade de Ecoporanga tem esperado o PROERD.


Para o próximo ano, outras Escolas de Ecoporanga também serão contempladas com o PROERD.

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Grande Quantidade de Drogas é Apreendida no Centro de Barra de São Francisco

Na tarde de hoje (04/09/2013), o Grupo de Apoio Operacional (GAO) da Polícia Militar de Barra de São Francisco recebeu denúncias que um determinado indivíduo havia recebido certa quantidade de Drogas para ser comercializado no Centro de Barra de São Francisco.

Após apreciação dos fatos pelo Ministério Público e Judiciário da Comarca de Barra de São Francisco, foi expedido Mandado de Busca e Apreensão em desfavor de Estevão Loriatto Dematté, 22 anos.

Os Militares prosseguiram até o endereço do acusado e, após a realização das buscas, obtiveram êxito em localizar grande quantidade de drogas, munições e diversos materiais usados na fabricação e comercialização de entorpecentes. Estevão não apresentou resistência, e colaborou com as buscas.

Na casa do acusado foi apreendido R$ 500,00 em dinheiro, 01 tablete de "Pasta Base" (material base, para a fabricação de Cocaína) pesando aproximadamente 850 gramas, cerca de 01 Kg de Ácido Bórico (material usado na refinação da pasta base), 01 tablete de "Maconha" prensada, 02 buchas de "Maconha", 02 papelotes de "Cocaína", 01 pedra de "Crack", 01 Balança de Precisão, e várias munições de diversos calibre, a maioria de uso restrito, inclusive, 01 projétil de canhão. 
Conforme Estevão, foi pago a quantia de R$ 13.000,00 pelo material apreendido que seria divido para comercialização, entre 03 pessoas: Estevão (abordado), Erick Curty Pereira, 28 anos, e Washington Fagundes (preso no dia 01/09/2013 em Água Doce do Norte, por Tráfico Ilícito de Drogas).
    Estevão L. Dematté                                     Erick Curty Pereira                                         Iago
Durante a busca e a abordagem, o telefone de Estevão recebeu várias mensagens de Erick, que relatava que o "material" estaria pronto. Ao ser indagado pelos Militares, Estevão afirmou que o "material pronto" citado, seria "Cocaína refinada" que Erick estava preparando
Uma Guarnição Policial iniciou buscas pela Cidade com intuito de localizar Erick, sendo este encontrado no Bairro Justinópolis, mas, ao avistar a viatura empreendeu fuga, tentando esconder-se na casa de Iago. Os Militares alcançaram o acusado e o detiveram, juntamente com Iago, pois em sua residência foi encontrado  vários outros materiais usados na fabricação e comercialização de drogas, como: Ácido Bórico, Éter, e 01 Balança de Precisão, além de 01 fração de "Maconha". 
Todos os envolvidos, e os materiais apreendidos, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Barra de São Francisco, onde foram devidamente autuados, permanecendo à disposição da Justiça.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Preso Traficante de Drogas em Água Doce do Norte

Na noite deste domingo (01/09/2013), Policiais Militares de Água Doce do Norte receberam uma denúncia que, no Centro da Cidade, havia um indivíduo ameaçando sua namorada e praticando Tráfico de Drogas na localidade.

Os Policiais deslocaram até o endereço citado e comprovaram a veracidade da denúncia, identificando o acusado como W. M. F., 31 anos, e localizando a quantia de 80 buchas de "Maconha", que seria comercializado por W., e que já havia cumprido pena anteriormente por Tráfico Ilícito de Drogas.
O acusado foi preso em flagrante, e juntamente com o material apreendido, foi encaminhado à Delegacia de Policia Civil de Barra de São Francisco, onde permaneceu à disposição da Justiça.