segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Polícia Militar de Água Doce do Norte quer recuperar árvore Sapucaia


Quem passa às margens Rodovia ES-080, não consegue ficar alheiro a um belíssimo cenário apresentado por essa árvore. É impossível não ser atraído pela sua beleza rara e exuberante.
 
Trata-se da espécie Sapucaia, uma planta centenária que fica localizada na propriedade do Sr. Benis Fiori Vargas, no município de Água Doce do Norte, e infelizmente suas raízes estão expostas e parte apodrecidas, e também foi tomada por cupins, o que coloca em sério risco.


Preocupada com a situação a Polícia Militar de Água Doce do Norte/ES, já saiu em busca de solução para preservar a referida árvore. O comandante do 2º Pelotão, Tenente Amarildo Paulo de Souza já esteve em contato com o proprietário local a quem expôs a necessidade de parcerias para que ações sejam adotadas junto à Secretária de Meio Ambiente e órgãos competentes visando adoção das medidas pertinentes.



A princípio, disse o Comandante, deve ser feito um trabalho de conscientização da comunidade local - já que parte das cascas que naturalmente a protegem são costumeiramente removida para chás – e na sequencia deverá ser promovida o combate a cupins que já tomaram boa parte de sua base. Deverão também ser removidas as partes apodrecidas, tudo isso evitando que o dano se propague naturalmente acompanhado pelos técnicos que farão o estudo de viabilidade. Após os trabalhos de socorro inicial, serão buscadas parcerias para construir um muro que irá circundar a base da árvore, impedindo o acesso ao seu tronco, garantindo assim sua recuperação.

Com esta medida, o Comando do 11ºBPM, entende que a Polícia Militar promove a integração com a comunidade e demonstra a importância de uma polícia cidadã, cuja preocupação vai muito além dos assuntos costumeiramente ligados à segurança pública, já que um meio ambiente preservado e equilibrado é um direito e um bem de todos, o que deve ser garantido e promovido pela instituição.

Escolas Públicas de Água Doce do Norte e Polícia Militar Realizam Ação Buscando a Humanização do Trânsito


Cerca de mil e quinhentas crianças, adolescentes e jovens, estudantes da rede  municipal e estadual de educação tomaram as ruas de Água Doce do Norte na última sexta-feira (26/10/2012) pela manhã. Nas mãos, faixas, cartazes e outras formas de manifestações reivindicando um trânsito mais humano e responsável.


O evento chamou a atenção dos moradores locais e fez parte da “Semana do Trânsito” que foi realizado em Água Doce do Norte/ES, antecipando o evento previsto para acontecer em nível nacional (de 19 a 24 de novembro).

A Polícia Militar, através da Seção de Trânsito do 11º BPM comandada pelo Capitão Jônathas, teve uma participação marcante ministrando palestras nas escolas do município através do soldado Fernando e cabo Simões, registrando ainda a participação do Ten Paulo e cabo Fabiano, ambos da Polícia Militar de Água Doce do Norte.
 
 
Segundo o comandante do 2º Pelotão, Ten Paulo, o evento teve o objetivo de conscientizar e alertar os usuários das vias daquele município do risco que hoje o trânsito representa na sociedade, pois em Água Doce já foram registrados neste ano de 2012 um total de 74 acidentes, sendo que deles cinco vidas foram ceifadas em acidentes fatais, valendo ressaltar que a maioria dos envolvidos são os jovens, que deixaram uma dor eterna em seus familiares.

 
O Comandante destacou ainda que a receptividade foi surpreendente e mostrou que as pessoas estão interessadas em melhorar o alarmante índice de acidentes. Ao final do evento os estudantes concentraram-se na praça central, e algumas autoridades se pronunciaram demonstrando sua preocupação com o tema.

Por fim o Ten Paulo lembrou que o evento apenas marcou o início de outros que virão nos anos subsequentes, podendo se dizer que esta foi a “1ªSemana do Trânsito” de Água Doce do Norte.
 

O PROJETO DAS “MINI-CIDADES” E SIMULADOR DE ACIDENTES


Seguindo sua fala, o Comandante da Polícia Militar em Água Doce do Norte, disse ainda que o evento serviu para despertar também sobre a necessidade de desenvolver um projeto que denominou de “mini-cidades” que deverão ser construídas nos espaços das escolas municipais e estaduais que atendem ao ensino fundamental.

Convencedor do SENAI que foi utilizado em Campanha do Trânsito em Ecoporanga/ES

O projeto consistiria em representação de espaços públicos devidamente sinalizados em miniaturas, viabilizando o convívio das crianças com as regras de trânsito, consciências dos riscos que ele representa, fazendo com que eles adotassem um comportamento diferenciado dos nossos adultos, que hoje mesmo diante de situações chocantes não conseguem ter um padrão de comportamento que minimize os riscos diários.

Ainda como resultado do evento, o comandante da PM em Água Doce do Norte, disse da possibilidade de buscar parcerias para elaborar um projeto e na sequencia a construção de um simulador de acidentes, a exemplo do que já opera o denominado “convencedor”, criação do SENAI que já foi utilizado em nossa região e atrai a participação em eventos desta natureza, colaborando muito para a melhoria do nosso trânsito.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

POLÍCIA MILITAR DE ECOPORANGA APOIA "JOGOS INTERCLASSE" NA EEF JOASSUBA

A Polícia Militar do município de Ecoporanga está desde o dia 22 de outubro de 2012, dando total cobertura aos jogos de Interclasse que estão sendo realizados no Distrito  de Joassuba naquele município.  Tal apoio dá-se em continuidade ao trabalho que vem sendo realizado  naquela escola de “Combate as drogas e violência no lar e na Escola”.
   
Nos dias 25 e 26 de outubro, a participação será mais intensa, contando com a participação direta do representante  da Policia Militar “Tenente Aleksander”, o qual acompanha no local todos os eventos. As finais dos jogos serão dia 26 de outubro.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

PM prende homens armados que bloqueavam estrada em Águia Branca, na noite anterior às eleições

O GAO (Grupo de Apoio Operacional) do 11º BPM prendeu, na madrugada do dia 06 para 07/10/2012 (dia das eleições), 04 homens que impediam o acesso das pessoas à comunidade do Assentamento Rosa de Sharom, em Águia Branca-ES. Com os detidos, a polícia apreendeu dois revólveres e uma espingarda, além de munições, pneus e gasolina que eram utilizadas para incendiar a via pública, impedindo o trânsito de veículos. A guarnição policial, ao ser informada de que naquela comunidade estariam ocorrendo crimes eleitorais, dirigiu-se para lá, flagrando, dessa forma, os agentes, no ato criminoso. Um quinto homem, já identificado pela polícia, ao perceber a chegada da polícia, bateu em retirada, momento em que chegou a disparar em direção aos policiais. O homem foi perseguido, mas, aproveitando-se da escuridão, embrenhou-se em um matagal e fugiu, levando consigo a arma utilizada para disparar contra os policias. Os detidos confessaram que sua intenção era impedir que pessoas adentrassem à vila, com intuito de "comprarem" votos. Os agentes foram presos e conduzidos à autoridade policial plantonista, em Barra de São Francisco-ES.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

11º Batalhão Atua no Trânsito Conscientizando, Fiscalizando e Combatendo a Criminalidade

O 11º Batalhão acompanhando a proposta da ONU e do Governo Federal, cujo a meta é reduzir em 50% as mortes por acidentes de trânsito entre 2011 e 2020, período proclamada pela ONU como Década Mundial de Ação pela Segurança no Trânsito, está atuando intensivamente em duas frentes: Ações de Conscientização e Ações de Fiscalização.


Nas Ações de Conscientização o 11º BPM em parceria com a ONG Sentinela Francisquense, compareceu nesta quarta-feira (03/10/2012) no período matutino na Escola Família Agrícola (EFA) do Córrego Queixada, atendendo o convite do Diretor da referida Escola, o Sr. Sivory Fante, com o trabalho destinado aos alunos da 5ª e 6ª séries, os quais participaram com muito interesse, fazendo várias perguntas à Equipe concientizadora. No período vespertino, a ação continuou na Escola Municipal Santo Antônio, também a convite da Diretora, Sra. Derecí José de Souza Rezende, tendo como público alvo os alunos de 5ª a 8ª séries.





O trabalho realizado, tem gerado satisfação até mesmo nas crianças menores de 08 anos, que homenagearam a Polícia Militar com mensagens de agradecimento, deixando a Equipe emocionada e motivada a continuar tais ações.


Nas Ações de Fiscalização, a Equipe de Trânsito composta pelo Cabo Simões e Cabo Jaime, atuaram durante todo este dia (03/10/2012) no Município de Mantenópolis, onde, além de advertir os infratores de trânsito daquela comunidade que dirigiam sem a devida habilitação ou com o licenciamento do veículo vencido, infrações comuns na nossa região, também, flagraram 01 (um) condutor dirigindo embriagado, fato comprovado com o teste bafômetro que registrou 0,89 mg/L, e recuperaram 01 (uma) motocicleta que estava com número do chassi raspado, e ao averiguar, constatou-se que se tratava de um veículo roubado em Mantena/MG. Os condutores foram detidos e encaminhados à Delegacia de Mantenópolis, onde foram autuados em Flagrante Delito e permaneceram à Disposição da Justiça.


Diante das ações citadas, o Comando do 11º Batalhão espera atingir os objetivos que são: trânsito seguro e mais humano e sensação de segurança para a população desta região.  

11º Batalhão Divulga Esclarecimentos Sobre Condutas dos Eleitores no Dia das Eleições


É PROIBIDO NO DIA DAS ELEIÇÕES
  • Uso de alto-falantes e amplificadores de som.
  • Realização de comício ou carreata.
  • Arregimentação de eleitor ou propaganda de boca-de-urna.
  • Divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.
  • Funcionário da Justiça Eleitoral e mesário vestir ou usar objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras.
  • Até o término do horário de votação, aglomeração de pessoas em qualquer local público ou aberto ao público portando vestuário padronizado bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos, de modo a caracterizar manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos.

É PERMITIDO NO DIA DAS ELEIÇÕES
  • A manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.
  • Aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, é permitido que, em seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam, vedada a padronização do vestuário.
  • Até as vinte e duas horas do dia que antecede a eleição, será permitido distribuição de material gráfico, caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos.

CRIMES ELEITORAIS: CÓDIGO ELEITORAL

Art. 295. Reter título eleitoral contra a vontade do eleitor: Pena: Detenção até dois meses ou pagamento de 30 a 60 dias-multa.
 
Art. 296. Promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais: Pena: Detenção até dois meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa.
 
Art. 297. Impedir ou embaraçar o exercício do sufrágio: Pena: Detenção até seis meses e pagamento de 60 a 100 dias-multa.
 
Art. 298. Prender ou deter eleitor, membro de mesa receptora, fiscal, delegado de partido ou candidato, com violação do disposto no Art. 236: Pena: Reclusão até quatro anos.
 
Art. 299. Dar, oferecer, prometer, solicitar ou receber, para si ou para outrem, dinheiro, dádiva, ou qualquer outra vantagem, para obter ou dar voto e para conseguir ou prometer abstenção, ainda que a oferta não seja aceita: Pena: Reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.
 
Art. 301. Usar de violência ou grave ameaça para coagir alguém a votar, ou não votar, em determinado candidato ou partido, ainda que os fins visados não sejam conseguidos: Pena: reclusão até quatro anos e pagamento de cinco a quinze dias-multa.
 
Art. 302. Promover, no dia da eleição, com o fim de impedir, embaraçar ou fraudar o exercício do voto a concentração de eleitores, sob qualquer forma, inclusive o fornecimento gratuito de alimento e transporte coletivo:  Pena: reclusão de quatro (4) a seis (6) anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa.
 
Art. 305. Intervir autoridade estranha à mesa receptora, salvo o juiz eleitoral, no seu funcionamento sob qualquer pretexto: Pena: detenção até seis meses e pagamento de 60 a 90 dias-multa.
 
Art. 309. Votar ou tentar votar mais de uma vez, ou em lugar de outrem: Pena: reclusão até três anos.
 
Art. 312. Violar ou tentar violar o sigilo do voto: Pena: detenção até dois anos.

Art. 344. Recusar ou abandonar o serviço eleitoral sem justa causa: Pena: detenção até dois meses ou pagamento de 90 a 120 dias-multa.

Art. 347. Recusar alguém cumprimento ou obediência a diligências, ordens ou instruções da Justiça Eleitoral ou opor embaraços à sua execução: Pena: detenção de três meses a um ano e pagamento de 10 a 20 dias-multa.


CRIMES ELEITORAIS: LEI 9.504/97 (LEI ELEITORAL)

Art. 39, § 5º Constituem crimes, no dia da eleição, puníveis com detenção, de seis meses a um ano, com a alternativa de prestação de serviços à comunidade pelo mesmo período, e multa no valor de cinco mil a quinze mil UFIR:

I - o uso de alto-falantes e amplificadores de som ou a promoção de comício ou carreata;

II - a arregimentação de eleitor ou a propaganda de BOCA DE URNA;

III - a divulgação de qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos.


LEI 6.091/74 (TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO A ELEITORES)

Art. 11. Constitui crime eleitoral:


III - descumprir a proibição dos artigos 5º, 8º e 10º; Pena: reclusão de quatro a seis anos e pagamento de 200 a 300 dias-multa (art. 302 do Código Eleitoral).

Art. 5º. Nenhum veículo ou embarcação poderá fazer transporte de eleitores desde o dia anterior até o posterior à eleição, salvo:

I - a serviço da Justiça Eleitoral;

II - coletivos de linhas regulares e não fretados;

III - de uso individual do proprietário, para o exercício do próprio voto e dos membros da sua família;

IV - o serviço normal, sem finalidade eleitoral, de veículos de aluguel não atingidos pela requisição de que trata o art. 2º.

Art. 8º. Somente a Justiça Eleitoral poderá, quando imprescindível, em face da absoluta carência de recursos de eleitores da zona rural, fornecer-lhes refeições, correndo, nesta hipótese, as despesas por conta do Fundo Partidário.

Art. 10. É vedado aos candidatos ou órgãos partidários, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de transporte ou refeições aos eleitores da zona urbana.


terça-feira, 2 de outubro de 2012

É Divulgado o Resultado das Estatísticas de Ocorrências do Mês de Setembro/2012 do 11º BPM

A Polícia Militar do 11º BPM divulgou o resultado das Estatísticas de Ocorrências do mês de Setembro/2012.

Em Setembro/2012, foram registradas 695 (seiscentos e noventa e cinco) ocorrências na área do 11º Batalhão, que compreende os Municípios de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca e Mantenópolis.

Em cada Município foram registras os seguintes números de ocorrências:
Neste mês, os finais de semana registraram mais ocorrências do que os dias úteis, ao contrário do mês de agosto/2012:
Os horários mais movimentados para o serviço policial militar em setembro/2012 estão compreendidos entre 08h00min e 00h00h, reafirmando a tranquilidade da madrugada em nossa região:
Já os locais de maiores índices de registros de ocorrências foram os Centros das Cidades de Barra de São Francisco, Ecoporanga, Água Doce do Norte e de Mantenópolis, e a Zona Rural de Aguia Branca:
Quanto aos tipos de ocorrências registradas, podemos observar que as Ocorrências Assistenciais são as mais registradas, e assim como no mês de agosto/2012, foram seguidas pelas Ocorrências Contra as Pessoas e as Ocorrências Contra o Patrimônio:

Conforme os dados, foram registradas 09 (nove) Ocorrências de Crimes de Tóxico e Entorpecentes, e 14 (quatorze) Ocorrências de Armas e Munições, sendo que, foram apreendidas:
  • 30 (trinta) pedras de "Crack";
  • 74 (setenta e quatro) buchas de "Maconha";
  • 31 (trinta e um) papelotes de "Cocaína"; e
  • 10 (dez) armas de fogo (sendo: 08 revólveres, 01 pistola e 01 espingarda).

As Ocorrências de Trânsito totalizaram 191 (cento e noventa e um) registros em setembro/2012, e dentre esses, 67 (sessenta e sete) registros foram por Dirigir sem a Devida Habilitação:

Pode ser observado também que, dentre colisões, choques, capotamentos, tombamentos e atropelamentos, foram registradas 07 (sete) vítimas fatais no trânsito da área do 11º BPM. Número trágico, entristecendo e comovendo toda a sociedade.

Por isso, a Polícia Militar que é comprometida e responsável pela segurança e proteção desta sociedade que vive à mercê dos irresponsáveis condutores, continua e continuará fazendo sua parte na fiscalização do trânsito da região, buscando proteger vidas inocentes.

Cidadão Francisquense Enaltece o Profissinalismo de Policial Militar do G.A.O.

O cidadão João Marcos Augusto Chipolesch, Servidor Público Municipal, encaminhou correspondência a este Batalhão de Polícia Militar com o objetivo de enaltecer a pessoa do Soldado Leonardo, componente do Grupo de Apoio Operacional (G. A. O.) de Barra de São Francisco nos seguintes termos:

"No dia 28/09/2012 as 09h00min da manhã, minha bicicleta foi furtada em minha residência localizada no Centro dessa Cidade. Realizei a triagem e a pesquisa dos serviços de câmeras de minha residência e de prontidão já possuía fotos e vídeos do meliante no ato furtivo. Em seguida comuniquei ao SOLDADO do GAO Leonardo Vinícius Souza de Freitas que imediatamente recolheu o elemento e se dirigiu ao local onde poderia estar o objeto furtado. Na tarde do mesmo dia o Soldado supracitado, procedeu à prisão do meliante e a recuperação da bicicleta furtada.

Nesse sentido, solicito que a bravura, competência, capacidade, aptidão, habilidade e idoneidade sejam reconhecidas por essa corporação. Não obstante solicito que adicione todos esses predicados verdadeiros à ficha funcional do Soldado do GAO Leonardo Vinícius Souza de Freitas. Ressalto ainda que esse soldado seja exemplo para todos os integrantes desse Batalhão e para futuros combatentes. Sua conduta foi e é exemplar perante a sociedade ratificando os valores e qualidade de um Bom (Excelente) Soldado. Não resta dúvida que o Soldado do GAO Leonardo Vinícius Souza de Freitas realiza seu trabalho com esmero e perfeição, prestando serviço de qualidade a toda sociedade de Barra de São Francisco e seu entorno.

Sem mais para o momento, declaro ser verdade o escrito acima."

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Polícia Militar Prende Acusado de Homicídio no Bairro Vila Luciene

Na manhã de ontem (30/09/2012), após recebimento de uma denúncia anônima, que relatava a existência de um cidadão fugitivo da Justiça, pelo cometimento de um homicídio em Vila Pavão, circulando no Bairro Vila Luciene, as Equipes de Radiopatrulha, compostas pelo Cabo Jonciclé, Cabo Carmindo, Soldado Oliveira e Soldado Saldanha, prosseguiram até a Rua Francisco Simões Júnior, na Vila Luciene, onde se encontrava o cidadão V. S., 41 anos, que após ser abordado, identificado e preso, assumiu ser o autor de um crime ocorrido em Vila Pavão, na data de 27/09/2012.

V. S. ainda, informou à guarnição onde estava a arma do crime, 01 (um) revólver cal. 38, que foi localizado e apreendido com 06 (seis) munições intactas. Já o veículo utilizado no crime, 01 (uma) motocicleta Honda CB 300, foi apreendida em posse do cidadão A. M. M. da S., 31 anos, que também foi preso e juntamente com V. S., foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Barra de São Francisco, onde permaneceram à disposição da Justiça.