sábado, 25 de agosto de 2012

25 DE AGOSTO: DIA DO SOLDADO

Este blog parabeniza todos os bravos Soldados do Brasil e em especial os Soldados do 11º BPM.


Oportunamente, publicamos mensagem de autoria do Sr. Coronel Silva.



MENSAGEM INERENTE AO DIA DO SOLDADO


Camaradas da Polícia Militar!

Como um dos soldados mais antigos no serviço ativo desta corporação, tenho a honra de lhes transmitir uma mensagem neste dia tão especial para nós.


Inicio conclamando todos para uma recapitulação da participação dos soldados de todas as forças militares nos grandes episódios da história do Brasil.


Reflitam sobre a inconfidência mineira, a guerra do Paraguai, a revolução constitucionalista, a segunda guerra mundial ou sobre o evento deflagrado em 31 de março de 1964 e muitos outros.


Analisem causas e consequências sem permitir que a manipulação das informações para encobrir a verdadeira história deturpe e distorça os eventos ocorridos e que conduziram o país em uma determinada direção.


O fato é que são os soldados, especialmente nós, soldados da Polícia Militar, quem garante a existência de um país livre, soberano e ordeiro através de uma luta real, diária e, às vezes, inglória.


É notória a inexistência do merecido reconhecimento das pessoas e organizações extramuros dos quartéis e, na maioria das vezes, provocada pela manipulação da opinião pública, refém de veículos de comunicação vorazes e dilapidatórios.


Porém, isso não diminui a nossa perseverança. É pouco para abalar os soldados de escol deste país: os soldados das Polícias Militares.


Então, posso lhes afirmar que a nossa marcha prosseguirá sempre firme, calcada e parametrizada na honra, fibra, denodo e moral. Assim marchamos desde 06 de abril de 1835: há 177 anos!


Por isso, já que não encontrei menções relevantes aos soldados nos discursos das altas autoridades deste país, especialmente no chamado período democrático, fui buscar na maior democracia do mundo e na fala do seu presidente na cerimônia do “Memorial Day” realizada em 20/06/11 uma espetacular referência aos soldados.


Por entender que há uma dívida da sociedade brasileira com seus soldados e que o discurso ao qual me referi se aplica perfeitamente ao caso brasileiro é que quero repassá-lo a vocês, camaradas.

Disse o sr Barack Obama naquela cerimônia: “...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar...”


Pois, bem! É graças a nós, soldados da Polícia Militar do Espírito Santo, sustentáculo deste Estado e do seu povo, que a paz ainda é decantada nas praças e ruas das cidades; que ainda há socorro para os necessitados; que ainda há ordem nas relações humanas.


Permita-me, sr Barack Obama, agradecer e utilizar suas palavras visto que, em quase trinta anos de serviços, não ouvi nada similar. Quero repeti-las para os meus soldados: é graças aos soldados ...


Parabéns, heróis destemidos e valentes!


Avante, soldados da Polícia Militar!

(Mensagem redigida pelo Senhor Cel QOC DEJANIR BRAZ PEREIRA DA SILVA e proferida pelo Comandante Geral da PMES na Solenidade em Homenagem ao “Dia do Soldado”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça aqui sua denúncia sem se identificar