Na manhã desta quinta-feira (22/11/2012), Mantenópolis foi acordada com gritos de ordem e os passos determinados de um grupo de estudantes composto pelas Escolas Job Pimentel e Christiano Dias Lopes, e um grupo de estudantes da Pestalose, num total de aproximadamente 1.500 (mil e quinhentas) pessoas.
Alguns moradores diziam "Maravilhoso", outros "Era isso que precisava ser feito".
Tratava-se de uma Passeata realizada pelo grupo de estudantes que paralisou moradores e o comércio local, num gesto de aprovação. O Evento ocorreu após uma semana de Palestras dadas pela Polícia Militar, Autoescolas e trabalhos escolares, tendo como foco a "Semana Nacional do Trânsito", cujo objetivo era o despertamento e conscientização da necessidade de mudanças de atitudes no Trânsito, onde as estatísticas apontam números alarmantes de acidentes com vítimas graves e muitas mortes.
O grupo iniciou a caminhada em frente a Quadra de Esportes do Bairro Ipiranga, e percorreu a toda a Avenida Getúlio Vargas, tendo ao final, se concentrado na Praça Dom Luiz, em frente à Prefeitura Municipal, onde o Palanque estava composto por várias autoridades locais, as quais fizeram pronunciamentos, frisando a importância do Movimento, até mesmo como o exercício de cidadania.
A organização teve início com alguns Professores da Escola Job Pimentel (Elizângela e Maria) e depois estendeu-se às demais Escolas, sendo válido destacar o brilhantismo dos Diretores Silvia Helena e Rodrigo Vilela, que abraçaram o Projeto.
Ao final, o Chefe da Seção de Trânsito da Polícia Militar do 11º BPM (Tenente Paulo), que representava o Comando do Batalhão, disse que ficou aberto um canal entre a Comunidade local e a Polícia Militar, e que o Evento precisa ocorrer de forma sistemática nos anos subsequentes, sendo esta marcada como a Primeira Semana do Trânsito de Mantenópolis.
O Projeto prossegue ainda, com a produção de uma Carta de Intenções, escrita por representantes da Comunidade local, à Prefeitura Municipal de Mantenópolis, cobrando a implantação de Sinalizações de Trânsito - Verticais e Horizontais (faixas, semáforos, quebra-molas, etc.) - na Cidade, e com a proposta do Chefe da Seção de Trânsito do 11º BPM (Tenente Paulo) de parceria com o DETRAN na implantação do Projeto "Mini-Cidades" nas Escolas locais.